ESCOLAS


Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

PLANO DE ENSINO - 8º ANO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO SEDUC - REN
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ANGELINA DOS ANSOS

PLANO DE ENSINO - 8º ANO
Curso: Ensino Fundamental Horário: Matutino
Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2010
Horas/aula semanais: 04
Carga horária total:160 horas/aula Série: 8º ano
Professor: Nivaudo Alves Dos Santos
1º BIMESTRE
OBJETIVOS
Levar o aluno ao reconhecimento e diferenciação das classes gramaticais e da função sintática dos termos, além de ampliar o olhar crítico sobre os diversos temas abordados na sociedade.
CONTEÚDOS
- Sujeito (tipos de sujeito)
- Oração sem sujeito
- Predicado (verbal, nominal, verbo-nominal)
- Transitividade verbal
- Objeto direto e indireto
- Adjunto adnominal
- Complemento nominal
- Diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal
- Adjunto adverbial
- Reforma ortográfica: Alfabeto, vogais átonas, paroxítona, monossílabos, proparoxítona, oxítona
- Interpretações textuais
- Elementos da textualidade: Coesão, coerência e incoerência
UTILIZAÇÃO DA SALA DE VÍDEO, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ATIVIDADE ONLINE, PESQUISAS
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: IRACEMA. JOSE DE ALENCAR
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Trabalho de pesquisa - Iracema 2,0
b) Atividade para casa 2,0
c) Produção em sala de aula 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
2º BIMESTRE
Objetivos:
Proporcionar a compreensão do funcionamento lexical e desenvolver a percepção da variação sintática que um termo pode apresentar.
CONTEÚDOS
- Grafia de algumas palavras e expressões*
- O emprego de H, E e I
- Vozes verbais
- O agente da passiva
- Mudança de voz verbal
- Aposto e vocativo
- Emprego de ç/c; ss/s
- Reforma ortográfica: trema, hífen.
- Conjunção prepositiva e locução conjuntiva
- Elementos da textualidade: Redundância, prolixidade, ambigüidade
UTILIZAÇÃO DA SALA DE VÍDEO, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ATIVIDADE ONLINE, PESQUISAS
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: PROJETO ROMEU E JULIETA: COMPREENSÃO DE NÓS MESMOS.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa – Projeto Romeu e Julieta: Compreensão de Nós Mesmos 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
3º BIMESTRE
Objetivos:
Levar ao conhecimento sobre a variação semântica de termos e expressões a partir de mudanças estruturais e desenvolver a capacidade de compreensão textual a partir dos variados gêneros.
CONTEÚDOS
- Pontuação (vírgula, dois-pontos, reticências, ponto-e-vírgula, aspas, parênteses, travessão)
- Oração e frase
- Classificação de período
- Orações coordenadas
- Orações subordinadas substantivas
- Conjunção integrante
- Subordinadas substantivas reduzidas
- O emprego da vírgula no período composto por coordenação e por subordinação
- Reforma Ortográfica: divisão silábica, revisão sobre a Reforma.
- Interpretação de textos
- Elementos da textualidade: ambigüidade, incoerência
UTILIZAÇÃO DA SALA DE VÍDEO, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ATIVIDADE ONLINE, PESQUISAS
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: VIAGENS NA MINHA CASA.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa – Viagens na minha terra 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
4º BIMESTRE
Objetivo:
Propiciar a capacidade de diferenciação sintático/semântica de termos, bem como de orações, pertinente à série posterior, além de desenvolver o poder argumentativo e perceptivo sobre variados temas.
CONTEÚDOS
- Orações subordinadas adverbiais
- Diferenciação e reconhecimento das conjunções coordenativas, integrantes e pertencentes às adverbiais
- Oração subordinada adverbial reduzida
- Pronomes relativos
- Orações subordinadas adjetivas
- Orações subordinadas adjetivas reduzidas
- Emprego de O/U; U, L, O
- Morfossintaxe
- Interpretação de textos
- Reforma ortográfica*
- Reconhecimento dos elementos da textualidade
UTILIZAÇÃO DA SALA DE VÍDEO, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ATIVIDADE ONLINE, PESQUISAS
PARADIDÁTICO DO BIMESTRE: Seminários dos Ratos Ligya Fagundes Telles
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES PARCIAIS (5,0 PONTOS)
O que e como será avaliado Valor
a) Produção em sala de aula 2,0
b) Trabalho de pesquisa – Seminários dos Ratos 2,0
c) Atividade para casa 1,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (5,0 pontos)
O que e como será avaliado Valor
A avaliação bimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O conteúdo tem caráter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas serão cobradas em todas as avaliações, assim como os itens gramaticais, os movimentos literários, autores e obras do bimestre.
CONSIDERAÇÕES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À PROPOSTA DE TRABALHO APRESENTADA
Este componente curricular entende a avaliação como um processo contínuo e como uma forma de intervir, positivamente, no processo de ensino e de aprendizagem.
Os alunos serão avaliados por meio de produção textual (oral e escrita) semanalmente, exercícios de linguagem em sala de aula e extraclasse, exercícios de pesquisas, atividades individuais e/ou em grupo, com ou sem consulta. Uma avaliação escrita em sala de aula após cada bimestre e ao final da execução do projeto de ensino e pesquisa a apresentação de um relatório resumido do projeto de investigação realizado. bimestralmente como atividade extraclasse, os alunos farão a leitura de um livro de obra clássica da Literatura Brasileira.
Na produção de texto além do objetivo de desenvolver a habilidade escrita dos alunos, buscará fazer dela um instrumento de uso social, ao mesmo tempo em que lhes desperta a criatividade.
Será oferecido aos alunos após a avaliação bimestral aula de revisão, com o objetivo de reforçar os conteúdos programáticos estudados e orientar a execução das tarefas de casa, constando de:
a) Correção detalhada da avaliação bimestral e re-escritura das questões discursivas, observando as normas de redação e da norma culta da linguagem.
b) Retomada dos pontos em que houver maior incidência de erros na prova e dos objetivos essenciais do conteúdo.
Ainda de forma continua os alunos serão orientados quanto:
Como estudar, fazer resumos, esquemas, como resolver exercícios, localizar características literárias nos textos, analisar textos poéticos e em prosa, esclarecimentos de dúvidas no decorrer das aulas, resolução de exercícios.
LIVRO ADOTADO
Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO
1. FARACO & MOURA. Gramática. São Paulo. Edit. Ática
2. Gramáticas de diversos autores
3. Livros de Literatura do Ensino Fundamental

2 comentários:

  1. Gostei do seu plano de curso. Gostaria que você mandasse exemplos de atividades avaliativas referentes aos conteúdos inseridos no plano.

    ResponderExcluir
  2. Prof Nivaudo gostei desse modelo do seu plano e me ajudou no trabalho da faculdade valeu!

    ResponderExcluir